HISTÓRIA DO PILATES

O Pilates é um método de condicionamento físico e mental criado pelo alemão, Joseph Hubertus Pilates (1880-1967), principalmente nas duas primeiras décadas do século XX.

Pesquisador incansável, sua necessidade de pesquisa e busca relacionava-se com uma saúde frágil na infância, mas muito além disso, com seu espírito intempestivo, inquieto e criativo. Joseph Pilates imprimiu uma assinatura poderosa em sua passagem pelo mundo expressando seus sentimentos, conceitos, valores, crenças e angústias na forma de um sistema de movimentos organizados, cujo objetivo último, era levar as pessoas a terem mais saúde e autonomia.

Para tanto, tudo que relacionava-se com a cultura corporal acabava sendo objeto de seus estudos . Da observação dos movimentos dos animais, passando pela influência da ginástica calistênica, da força e tradição das artes marciais como o boxe e o Kung fu, na expressão e plasticidade da arte circense e da dança, indo até as tradições orientais como o Yoga e a filosofia grega.

Apesar de todas essas influências o Pilates não se resume a nenhuma delas, nem tão pouco caracteriza-se por um agrupamento de técnicas de diferentes modalidades.

O trabalho de Joseph Pilates é intrigante pela sua originalidade, porque se trata de um sistema total de movimentos que devem ser realizados com completa atenção e concentração, onde certos músculos se estabilizam ativamente enquanto outros grupos musculares se movem de maneira coordenada e fluida.

Chamado primeiramente de CONTROLOGIA, sua raiz etimológica contém os termos “controle” e “logos”, designando o estado ou condição de domínio e consciência dos movimentos corporais. Joseph Pilates foi sim o criador de uma nova cultura física, apresentada na forma de ciência e arte, com o objetivo nobre e legítimo de educar as pessoas para uma vida mais autônoma e saudável.

export_images-0016-comp

Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos.

Joseph Pilates

export_images-0016-comp

O MÉTODO CLÁSSICO

O Pilates pode ser definido como um método de condicionamento físico e mental. Todo aluno deverá passar por um sistema de exercícios dispostos em sequência e divididos em níveis – básico/intermediário/avançado.

A característica central dessa organização de exercícios é fazer com que o aluno volte a experienciar movimentos primários (enrolamentos/rolamentos/flexões/quatro  apoios/pequenas extensões) e pouco a pouco, conforme a melhora de sua organização corporal e condicionamento físico, movimentos mais complexos serão introduzidos.

TAI KEN | Escola de Pilates
ENDEREÇO | Rua Traipú, 204 - Perdizes TELEFONE | 11- 2924-3010
Siga o TAIKEN!