• Alexandre Luzzi

Condicionamento físico para Joseph Pilates

Atualizado: Abr 15



Você já parou pra pensar no que faz o Pilates ser uma atividade diferente de outras como o CROSSFIT, por exemplo? Ora, para além dos aspectos óbvios dessa resposta a diferença está, antes de mais nada, na concepção e no entendimento do que significa CONDICIONAMENTO FÍSICO.

Mas afinal, o que Joseph Pilates pensava sobre esse assunto? Veja :

“Nossa interpretação de condicionamento físico é a obtenção e manutenção de um corpo uniformemente desenvolvido com uma mente poderosa, capaz de realizar de forma natural, com facilidade e satisfatoriamente, as mais variadas tarefas diárias, com prazer e entusiamo” (pg.95)

O principal aqui é atentarmos para o fato de que Joseph Pilates não reduz o conceito de condicionamento físico atribuindo ao corpo apenas a característica de uma máquina biológica que deve atingir níveis de capacidades físicas super-humanas para ser saudável. Ao contrário, ele associa esse conceito com o equilíbrio de um corpo que deve se desenvolver harmonicamente, em seus aspectos físicos, para que possa ter autonomia; com o desenvolvimento de funções psicológicas importantes como o pensamento, a concentração, a atenção e a imaginação; e com as possibilidades de desenvolvimento de nosso potencial afetivo e expressivo ampliando nossa capacidade de ação no mundo a partir de emoções e sentimentos positivos.

O conhecimento dos conceitos que fundamentam nossa prática nos permeti posicionar o Pilates, frente à sociedade, como uma atividade que oferece uma proposta efetiva de educação em saúde e não simplesmente mais uma atividade da moda!

E você o que pensa a respeito? PARTICIPE!

Alexandre Luzzi

39 visualizações
TELEFONE: (11) 2924-3010