Seminário Avançado

Turma 2020 - 30, 31, 1 e 2 de Agosto/Setembro

Objetivos gerais

1. Nosso primeiro objetivo como um centro de formação em Pilates Clássico é despertar a PAIXÃO pelo método tradicional criado por Joseph Pilates. É a partir desse sentimento de fundo que o futuro professor de Pilates terá forças para percorrer o longo caminho de um processo de formação e todas as suas exigências.

2. Desenvolver uma compreensão INTEGRAL sobre o método Tradicional de Joseph Pilates. Isso significa que o aluno compreende o método por diferentes vias:

  • O SENTIR – Nosso curso fundamenta-se em 80% de vivência prática. Sentir o método no próprio corpo é condição indispensável para que o instrutor possa transmiti-lo com propriedade.

  • O PERCEBER – A experiência prática promove transformações no corpo do futuro instrutor, percebê-las é condição essencial para a construção da credibilidade no método.

  • O PENSAR – Dedicamos 20% do tempo total de nosso curso para uma compreensão intelectual sobre o método. O conteúdo teórico abrange conhecimentos relacionados ao Pilates dentro das seguintes temáticas: história, filosofia, fisiologia e biomecânica postural, didática e pedagogia.

  • O INTUIR – Joseph Pilates definiu seu método como a arte de coordenar o CORPO, a MENTE e o ESPÍRITO. A experiência no Pilates por meio do método Clássico trará ao instrutor a segurança necessária para que ele

  • consiga despertar vias mais sutis de compreensão de seu próprio corpo, do corpo de seus alunos e do próprio método em si.

 

3. Capacitar o futuro Professor para que ele possa atuar tendo um conhecimento abrangente das possibilidades de construção dos movimentos dentro dos repertórios – básico, intermediário e avançado – utilizando a técnica adequada para cada exercício, nos diferentes aparelhos e aparatos que compõem o método, respeitando e reconhecendo as necessidades individuais de cada aluno.

 

4. Aprender a se posicionar diante do aluno em cada exercício do método, utilizando as mãos como um recurso didático-pedagógico para organização do gesto motor, transmitindo conforto e principalmente segurança.
(HANDS ON)

 

5. Aprender técnicas de comando de verbal e utilização de imagens mentais para condução precisa da técnica nos exercícios.

Conteúdo

No repertório de exercícios deste módulo a construção de movimentos que realizaremos será utilizando cadeias musculares e planos de movimento ainda não explorados no módulo básico. Por isso daremos atenção minuciosa na transição entre os módulos de forma segura e didática.

  1. Repertório de exercícios do Reformer.

  2. Repertório de exercícios no Mat.

  3. Repertório de exercícios nas cadeiras Wunda chair e High Chair.

  4. Repertório de exercícios no Cadilac.

  5. Repertório de exercícios no Big Barrel.

  6. Repertório de exercícios no Small Barrel, Spine Corrector, Pedi-o-Pole, Magic Circle.

Público Alvo

Estudantes e professores de Educação Física, Fisioterapeutas, pessoas que tenham formação em dança, yoga e terapia ocupacional (com CREF). Professores de Pilates de qualquer linha de trabalho.

Alexandre Luzzi

  • Sócio-proprietário e coordenador técnico da Escola de Pilates Clássico Taiken.

  • Licenciado em Educação Física (2002).

  • Especialista em biomecânica da postura e do movimento (método GDS) – pelo Instituto Philippe Campignion (2016).

  • É pesquisador e praticante de Pilates há mais de 10 anos, participando de cursos e workshops pelo mundo.

  • O  auge da sua formação foi ter participado do METROPOLITAN AUTHENTIC TRAINING 2017 (M.A.T Pilates), um processo de certificação com mais de 700h com a renomada Professora de Pilates Autêntico – Dorothee Vandewalle. 

  • Vêm ministrando cursos e workshops pelo Brasil, buscando sempre fundamentar seu trabalho aliando a tradição do Pilates tradicional com o pensamento crítico pautado pelas visões da ciência e outras áreas do conhecimento.

TELEFONE: (11) 2924-3010