Seminário Básico
Este módulo é o alicerce para todo profissional que deseja:
-
Construir uma carreira, com uma formação sólida, dentro da proposta do método tradicional de Joseph Pilates.
-
Simplesmente conhecer o Pilates para futuras escolhas.
-
Realizar um aperfeiçoamento e/ou reciclagem nos fundamentos básicos do método.
-
Nele veremos os princípios e conceitos que fundamentam o método, assim como todo o repertório de exercícios que o compõe.
Objetivos gerais
1. Nosso primeiro objetivo como um centro de formação em Pilates Clássico é despertar a PAIXÃO pelo método tradicional criado por Joseph Pilates. É a partir desse sentimento de fundo que o futuro professor de Pilates terá forças para percorrer o longo caminho de um processo de formação e todas as suas exigências.
2. Desenvolver uma compreensão INTEGRAL sobre o método Tradicional de Joseph Pilates. Isso significa que o aluno compreende o método por diferentes vias:
-
O SENTIR – Nosso curso fundamenta-se em 80% de vivência prática. Sentir o método no próprio corpo é condição indispensável para que o instrutor possa transmiti-lo com propriedade.
-
O PERCEBER – A experiência prática promove transformações no corpo do futuro instrutor, percebê-las é condição essencial para a construção da credibilidade no método.
-
O PENSAR – Dedicamos 20% do tempo total de nosso curso para uma compreensão intelectual sobre o método. O conteúdo teórico abrange conhecimentos relacionados ao Pilates dentro das seguintes temáticas: história, filosofia, fisiologia e biomecânica postural, didática e pedagogia.
-
O INTUIR – Joseph Pilates definiu seu método como a arte de coordenar o CORPO, a MENTE e o ESPÍRITO. A experiência no Pilates por meio do método Clássico trará ao instrutor a segurança necessária para que ele
-
consiga despertar vias mais sutis de compreensão de seu próprio corpo, do corpo de seus alunos e do próprio método em si.
3. Capacitar o futuro Professor para que ele possa atuar tendo um conhecimento abrangente das possibilidades de construção dos movimentos dentro dos repertórios – básico, intermediário e avançado – utilizando a técnica adequada para cada exercício, nos diferentes aparelhos e aparatos que compõem o método, respeitando e reconhecendo as necessidades individuais de cada aluno.
4. Aprender a se posicionar diante do aluno em cada exercício do método, utilizando as mãos como um recurso didático-pedagógico para organização do gesto motor, transmitindo conforto e principalmente segurança.
(HANDS ON)
5. Aprender técnicas de comando de verbal e utilização de imagens mentais para condução precisa da técnica nos exercícios.
Teórico - 3h
1. Uma cultura corporal chamada Pilates (um mergulho nos conceitos que fundamentam o método dentro das obras fundamentais)
2. O método: características da sistematização dos exercícios.
2.1 Organização neuropsicomotora
2.2 Planos de movimento.
2.3 Cadeias musculares e articulares.
2.4 Capacidades físicas e funcionais.
3. Fisiologia da postura e do movimento:
3.1 Joseph Pilates – Quais eram seus referenciais posturais?
3.2 Referenciais posturais na atualidade (bacia/caixa torácica/coluna/membros inferiores/membros superiores)
3.3 Sistema de estabilização primário (ampliando o conceito de power house).
3.4 Respiração dinâmica e estática vertebral.
3.5 Crescimento axial (uma construção que depende do alinhamento dos centros de massa – cabeça/caixa torácica/bacia).
Prático - 17h
1. Pré-pilates.
2. Repertório de exercícios no Reformer.
3. Repertório de exercícios no Mat.
4. Repertório de exercícios no Cadilac.
5. Repertório de exercícios na High Chair.
6. Repertório de exercícios na Wunda chair.
7. Repertório de exercícios na Arm chair.
8. Ladder Stretches on barrel/arm weights/basic magic circle/foot corrector/toe corrector/wall ending.
Público Alvo
Professores e estudantes de Educação Física e Fisioterapia, pessoas que tenham formação em dança, yoga e terapia ocupacional (com CREF). Professores de Pilates de qualquer linha de trabalho.
Conteúdo
Alexandre Luzzi
-
Sócio-proprietário e coordenador técnico da Escola de Pilates Clássico Taiken.
-
Licenciado em Educação Física (2002).
-
Especialista em biomecânica da postura e do movimento (método GDS) – pelo Instituto Philippe Campignion (2016).
-
É pesquisador e praticante de Pilates há mais de 10 anos, participando de cursos e workshops pelo mundo.
-
O auge da sua formação foi ter participado do METROPOLITAN AUTHENTIC TRAINING 2017 (M.A.T Pilates), um processo de certificação com mais de 700h com a renomada Professora de Pilates Autêntico – Dorothee Vandewalle.
-
Vêm ministrando cursos e workshops pelo Brasil, buscando sempre fundamentar seu trabalho aliando a tradição do Pilates tradicional com o pensamento crítico pautado pelas visões da ciência e outras áreas do conhecimento.